segunda-feira, 29 de junho de 2009

Para aprender é preciso...


Não posso estender-me aqui sobre aspectos relacionais e culturais da aprendizagem. Por isso, basta recordar algumas banalidades. Para aprender, é preciso:
  • dar sentido ao que se faz e ao que se aprende;
  • sentir-se reconhecido, respeitado como pessoa e como membro de uma família e de uma comunidade;
  • não se sentir ameaçado em sua existência, sua segurança, seus hábitos e sua identidade;
  • sentir-se compreendido e apoiado nos momentos de cansaço e fracasso;
  • saber que se pode contar com a confiança dos outros, que o consideram capaz e desejoso de conseguir;
  • acreditar que alguém dá valor ao que se faz ou aprende;
  • e, melhor que tudo isso, sentir que se é amado...
Evidentemente , também é importante assistir a boas aulas, trabalhar com um material bem concebido, receber explicações claras e pertinentes no momento adequado, etc.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A ESCOLA PARA TODOS

A escola para todos exige uma grande virada na formação inicial e continuada dos professores. O simples desejo de fazer já não vale mais, é importante qe se faça educação especial com qualidade para que de fato haja aprendizagem. Respeitando o tempo de cada aluno, não nos prendendo aos resultados finais, mas sim no processo, no percurso trilhado pelo aluno.
Uma escola para todos de fato estará recebendo todos os alunos e oferecendo a todos um ensino de qualidade que é função principal das escolas.

A EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO

Com concepção de uma sociedade para todos, ainda é pouco o que se tem feito para que aconteça a inclusão de fora de uma utopia de que isso aconteceria em pouco tempo, sendo que qualquer mudança no Brasil acontece lentamente e com muito trabalho.