quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O QUE É TECNOLOGIA ASSISTIVA


Essa Unidade tem por objetivo apresentar o termo tecnologia assistiva, seu conceito, classificação e composição, entendendo que são utilizadas muitas variações na terminologia e na sua utilização, sobretudo nos setores acadêmicos, político e educacional. A ênfase dada nesse texto amplia e apóia-se nos documentos do Ministério da Educação, que implementa uma política de inclusão e desafia o sistema educacional a reestruturar-se. É na perspectiva da inclusão dos alunos com deficiência que o conhecimento da Tecnologia Assistiva - TA toma importância para a educação brasileira. Valorizando a TA como uma prática de especialização, o MEC sugere a implementação deste serviço na escola regular e no espaço destinado ao atendimento educacional especializado.

Conceito e Objetivo

Tecnologia assistiva – TA - é um termo ainda pouco conhecido, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, conseqüentemente, promover Vida Independente e Inclusão.

Em um sentido amplo, percebemos que a evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vida mais fácil. Sem nos apercebermos, utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano, como os talheres, canetas, computadores, controle remoto, automóveis, telefones celulares, relógio, enfim, uma interminável lista de recursos que já está assimilada a nossa rotina e, num senso geral, são instrumentos que facilitam o desempenho de funções ou tarefas.

Esta introdução nos faz refletir sobre como a tecnologia facilita a vida das pessoas. Em se tratando de uma pessoa com deficiência, a tecnologia se apresenta não só para facilitar, mas para tornar possível algo necessário ou desejado. Uma pessoa com deficiência, através da tecnologia, terá possibilidades de mobilidade, controle de ambiente, acesso ao computador, comunicação, realização de tarefas do cotidiano, entre outras atividades.

AUTOR

Cook e Hussey são autores de um livro clássico em TA chamado Assistive Technologies: Principles and Practices, que teve sua primeira edição em 1995.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um conceito sobre Vida Independente pode ser encontrado no site: www.cvi-rio.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário