Planos de AEE - Deficiência Intelectual

Atendimento Educacional Especializado

Deficiência Mental

Roteiro para o Plano de AEE

Nome do Professor:

Escola:EMEF “TERFINA ROCHA FERREIRA”

Nome do Aluno:
Ano escolar: 6º

Data de Nascimento:
Endereço:RUA DA FADA Nº24.

Data:

Tipo do problema

Dificuldade concentração, raciocínio abstrato, AVD, escrita, leitura, matemática. Queixa da mãe é de que a aluna não tem “maldade” e fica nua sem se preocupar com quem está perto.


Características do aluno

Desenvolvimento Psicomotor: dificuldade para organizar quebra-cabeça simples, movimentos lentos.

Linguagem: restrita, infantilizada com a relação a idade.

Desenvolvimento cognitivo: raciocínio lento, dificuldade em perceber partes de um todo.

Sociabilidade/afetividade: muito amável e carinhosa. Comportamento imaturo.

Aprendizagem: dificuldade em questões de interpretação dos enunciados, dificuldade em lidar com valores do dinheiro.

Meio social/família: Bom relacionamento com a família, sabe que é filha adotiva.


Potencialidades e dificuldades do aluno


Desenvolvimento Psicomotor

Lenta nos movimentos

Persistente nas atividades propostas.

Linguagem

Vocabulário restrito e troca algumas letras.

Bem articulada, compreende o que falamos.

Desenvolvimento cognitivo

Precisa de um tempo maior para dar as respostas.

Muito esforçada, tem desejo de aprender.

Sociabilidade/afetividade

Imatura, todos são amigos.

Muito amável e comunicativa.

Aprendizagem

Matemática, sistema monetário e escrita.

Boa leitura

Meio social/família

Boa relação familiar.

Fatores que podem explicar a situação

Falta de estímulo quanto as funções, escrita, raciocínio lógico e atenção.

Pouca orientação famíliar.

PLANO DE AEE

a) Objetivos

Ampliar nível de produção lingüística;

Melhorar a escrita e leitura;

Potencializar a capacidade de associar as funções da matemática ao cotidiano.

Desenvolver uma rotina de AVD.

b) Atividades

Quais as intervenções propostas e quais os recursos necessários:

Jogos de estimulação visual no computador,

Jogos de movimentos psicomotores,

Jogos de dominó números e imagens;

Jogos para distinguir detalhes e categorias.

c) Período

Incluir o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o período pretendido e a realização da atividade, e analisar o desempenho do aluno ao longo das atividades:

1h e 30min.

d) Resultados esperados

Quais os resultados pretendidos para alcançar com este plano:

Que a aluna reconheça e identifique os números maiores que 20,

Organize a seqüência de números,

Identifique os números nas cédulas de dinheiro;

Adquira hábitos ensinados de AVD. (sobre a menstruação, sobre o corpo, comprar e pagar).

Potencialize a leitura e escrita.

1. Organização do atendimento:

Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): ___3vezes_

Tempo de atendimento:____1h e 30min.___ (em horas ou minutos)

Composição do atendimento: (X) individual ( ) coletivo

Outros: ___________


2. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno. Necessidades de adequações:

Reprodução de “Dinheiro”, cópias do livro de matemática para alunos com def. Mental.

Jogo com números para adicionar as tampinhas de refrigerante.

3. Recursos humanos previstos (acompanhante, ...):

Não será necessário.


4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:

Não será necessário.

5. Profissionais que deverão ser envolvidos para maior conhecimento do aluno:

Fonoaudiológico,  professores da sala,  Pedagogos.

6. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

Professor da sala de informática.

7. Resultados esperados: lista dos principais resultados esperados:

Identifique os números nas cédulas de dinheiro;

Adquira hábitos ensinados de AVD. (sobre a menstruação, sobre o corpo, comprar e pagar).

Potencialize a leitura e escrita.

11. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao aluno na comunidade escolar. A quem e quais?

Professor de sala de aula ( x) o trabalho desenvolvido com a aluna na sala de recursos.
Diretor escolar ( x ) quanto a matrícula da aluna

Equipe pedagógica ( x ) quanto a flexibilização do currículo

Outros ( ) Quais:

Ione Aparecida Duarte Santos.

Assinatura do Professor do AEE: _______________________________

Data:







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