Atendimento Educacional Especializado
Deficiência Mental
Roteiro para o Plano de AEE
Nome do Professor:
Escola:EMEF “TERFINA ROCHA FERREIRA”
Nome do Aluno:
Ano escolar: 6º
Data de Nascimento:
Endereço:RUA DA FADA Nº24.Data:
Tipo do problema
Dificuldade concentração, raciocínio abstrato, AVD, escrita, leitura, matemática. Queixa da mãe é de que a aluna não tem “maldade” e fica nua sem se preocupar com quem está perto.
Características do aluno
Linguagem: restrita, infantilizada com a relação a idade.
Sociabilidade/afetividade: muito amável e carinhosa. Comportamento imaturo.
Aprendizagem: dificuldade em questões de interpretação dos enunciados, dificuldade em lidar com valores do dinheiro.
Meio social/família: Bom relacionamento com a família, sabe que é filha adotiva.
Potencialidades e dificuldades do aluno
Desenvolvimento Psicomotor
Lenta nos movimentos
Persistente nas atividades propostas.
Linguagem
Vocabulário restrito e troca algumas letras.
Bem articulada, compreende o que falamos.
Desenvolvimento cognitivo
Precisa de um tempo maior para dar as respostas.
Muito esforçada, tem desejo de aprender.
Sociabilidade/afetividade
Imatura, todos são amigos.
Muito amável e comunicativa.
Aprendizagem
Matemática, sistema monetário e escrita.
Boa leitura
Meio social/família
Boa relação familiar.
Fatores que podem explicar a situação
Falta de estímulo quanto as funções, escrita, raciocínio lógico e atenção.
Pouca orientação famíliar.
PLANO DE AEE
a) Objetivos
Ampliar nível de produção lingüística;
Melhorar a escrita e leitura;
Potencializar a capacidade de associar as funções da matemática ao cotidiano.
Desenvolver uma rotina de AVD.
b) Atividades
Quais as intervenções propostas e quais os recursos necessários:
Jogos de estimulação visual no computador,
Jogos de movimentos psicomotores,
Jogos de dominó números e imagens;
Jogos para distinguir detalhes e categorias.
c) Período
Incluir o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o período pretendido e a realização da atividade, e analisar o desempenho do aluno ao longo das atividades:
1h e 30min.
d) Resultados esperados
Quais os resultados pretendidos para alcançar com este plano:
Que a aluna reconheça e identifique os números maiores que 20,
Organize a seqüência de números,
Identifique os números nas cédulas de dinheiro;
Adquira hábitos ensinados de AVD. (sobre a menstruação, sobre o corpo, comprar e pagar).
Potencialize a leitura e escrita.
1. Organização do atendimento:
Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): ___3vezes_
Tempo de atendimento:____1h e 30min.___ (em horas ou minutos)
Composição do atendimento: (X) individual ( ) coletivo
Outros: ___________
2. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno. Necessidades de adequações:
Reprodução de “Dinheiro”, cópias do livro de matemática para alunos com def. Mental.
Jogo com números para adicionar as tampinhas de refrigerante.
3. Recursos humanos previstos (acompanhante, ...):
Não será necessário.
4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
Não será necessário.
5. Profissionais que deverão ser envolvidos para maior conhecimento do aluno:
Fonoaudiológico, professores da sala, Pedagogos.
6. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
Professor da sala de informática.
7. Resultados esperados: lista dos principais resultados esperados:
Identifique os números nas cédulas de dinheiro;
Adquira hábitos ensinados de AVD. (sobre a menstruação, sobre o corpo, comprar e pagar).
Potencialize a leitura e escrita.
11. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao aluno na comunidade escolar. A quem e quais?
Professor de sala de aula ( x) o trabalho desenvolvido com a aluna na sala de recursos.
Diretor escolar ( x ) quanto a matrícula da aluna
Diretor escolar ( x ) quanto a matrícula da aluna
Equipe pedagógica ( x ) quanto a flexibilização do currículo
Outros ( ) Quais:
Ione Aparecida Duarte Santos.
Assinatura do Professor do AEE: _______________________________
Data:
Nenhum comentário:
Postar um comentário