TGD-
Roteiro para o Plano de AEE
Nome do Professor: Jane
Escola: EMEF “Terfina Rocha Ferreira”
Nome do Aluno:
Ano escolar: 2º ano
Data de Nascimento: 14/11/2003 – 7 anos
Endereço:
Data: _22/07/2010
O aluno:
XXXXX é uma criança de 7 anos de idade, matriculado nesta UE na sala de 2º ano. A professora do aluno relata que ele não participa das atividades proposta, demonstrando pouco interesse, não participa das brincadeiras com os colegas, tem dificuldade para compreender as histórias dos livros que ela ler na sala. Não lê e não escreve gosta muito de computador. No recreio está sempre só, corre muito pelo pátio mas, sempre só. Não fala com os colegas e não gosta de relatar os acontecimentos na roda de conversa na sala de aula.
Em casa a mãe relata que ele fica muito tempo vendo TV, computador e vídeo game e que não tem ninguém em casa que conheça melhor as funções dos controles remotos dos aparelhos.
Ele ainda relata que XXXX não utiliza o banheiro, preferindo fazer suas necessidades na sala no canto da TV.
A mãe já buscou ajuda em uma instituição para autistas em Vitória, mas o XXXX não se sentiu bem e ficou muito assustado, ela então desistiu. Desde então o filho está sem acompanhamento.
Em casa ele é o filho do meio, tem uma irmã casada, e um irmão de 3 anos.
Tipo de problema:
Dificuldade concentração, raciocínio abstrato, AVD, escrita, leitura, comunicação e interação social.
Características do aluno
Desenvolvimento Psicomotor:
dificuldade para organizar quebra-cabeça simples, corre sem muito equilíbrio. Não sabe se vestir.
Linguagem: Responde a algumas perguntas quando tem vontade. Não gosta de participar de conversas. Não pronuncia palavras com BR,PR,TR, LH, NH.
Desenvolvimento cognitivo: Raciocínio lento, dificuldade para perceber o todo, sempre foca nas pequenas partes.
Sociabilidade/afetividade: Brinca sempre só, no recreio prefere correr sozinho, em casa brinca só, inventando diálogo com um amigo imaginário.
Aprendizagem: Em processo de alfabetização, conhece números e consegue contar.
Meio social/família: Não tem muitos amigos, os colegas da rua que passa por ele e diz olá ele muitas veze não percebe a presença dos colegas. Em casa tem bom relacionamento com o pai, mas a mãe compreende melhor suas diferenças, o pai não aceita muito bem.
Potencialidades e dificuldades do aluno
Desenvolvimento Psicomotor: Sem muito equilíbrio nas corridas. Não consegue se vestir sozinho,
Não se cansa com facilidade.
Linguagem: Fala pouco. Vocabulário bem variado
Desenvolvimento cognitivo: Não compreende bem as regras dos jogos. Aprende com facilidade
Sociabilidade/afetividade: Brinca sempre só. Os amigos gostam e cuidam dele.
Aprendizagem: Em processo de alfabetização. Conhece números e sabe contar.
Boa memória visual.
Meio social/família
Poucos amigos. Bom relacionamento familiar
Fatores que podem explicar a situação
Falta de acompanhamento especializado; orientação aos profissionais da escola;
Orientação aos pais.
PLANO DE AEE
a) Objetivos
Desenvolver proposta de letramento;
Oportunizar ao educando a aquisição e desenvolvimento das funções do desenvolvimento: comunicação, interação social, linguagem, etc., possibilitando um desenvolvimento integral e autônomo.
Desenvolver a comunicação e a interação;
Ampliar as estruturas gramaticais e a linguagem receptiva e expressiva;
Aprimorar a cognição social;
Desenvolver aspectos referentes à Função Executiva (capacidade de antecipar, planificar, controlar impulsos, inibir respostas inadequadas, flexibilidade estratégica de pensamento e ação);
Desenvolver a autonomia, a reciprocidade social;
Aprimorar as funções mentais superiores (atenção, concentração, percepção, memória, etc.);
Explorar músicas;
b) Atividades
Quais as intervenções propostas e quais os recursos necessários:
Conversas informativas dirigidas individualmente e coletivamente;
- Jogos e brincadeiras que estimulam a integração, a coordenação motora global, a motricidade, etc.
- Atividades com recursos concretos de apoio físico e visual, quebra-cabeça, palavras associadas ao objeto, figura, etc.;
- Jogos de simbolização, faz - de-conta, de imitação;
- Uso de fantoches, sucatas;
- Terapias com psicólogos;
-Uso da informática para estimular a escrita e a comunicação;
- Atividades da vida diária com objetos concretos, figuras, cartões, etc.;
- Atividades de desenho, pintura livre, recorte, colagem, modelagem, etc.;
- Atividades de alfabetização; (letramento)
Atividades para desenvolver direção, lateralidade e discriminação visual;
Atividade com figura fundo, encaixe de peças, jogos dos 7 erros.
Atividade de decifrar códigos ( Zuzubalandia -Internet) .
Cantar e contar histórias;
confecção de bonecos de pano (mascotes) para trabalhar afetividade e AVD.
Bandinha.
c) Período
Incluir o período para o desenvolvimento da atividade. Observar a coerência entre o período pretendido e a realização da atividade, e analisar o desempenho do aluno ao longo das atividades:
Bimestral-
d) Resultados esperados
Quais os resultados pretendidos para alcançar com este plano:
Adquira hábitos ensinados de AVD.
Potencialize a leitura e escrita.
Aquisição e desenvolvimento das funções do desenvolvimento: comunicação, interação social, linguagem, etc., possibilitando um desenvolvimento integral e autônomo.
1. Organização do atendimento:
Freqüência (número de vezes por semana para atendimento ao aluno): _2 vezes
Tempo de atendimento: 1h 30min (em horas ou minutos)
Composição do atendimento: ( x) individual ( ) coletivo
Caderno e pasta com fotos das atividades diárias para servir de apoio e estimular a organização e a memorização;
Preparação de cartões, contendo figuras variadas de pessoas praticando ações e com figuras de objetos (atividades de vida diária);
Álbum de fotografias da família, amigos, colegas;
Letras móveis, números, etc.;
Bonecos de pano (confeccionar);
Jogos variados: quebra-cabeças, jogos de ordenação, jogo das cores;
3. Recursos humanos previstos (acompanhante, ...):
Professor de AEE;
Psicólogo;
Psiquiatra;
4. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
Pasta catálogo;
Ficha com nome;
Pasta com letras de músicas.
Aparelho de som e DVD.
Roupas, calçados.
5. Profissionais que deverão ser envolvidos para maior conhecimento do aluno:
Professor da sala de aula;
Professor de educação física;
Equipe pedagógica: diretor, supervisor, orientador educacional, coordenador.
Colegas da turma;
Funcionários da escola.
6. Orientação sobre os serviços e recursos oferecidos ao aluno na comunidade escolar. A quem e quais?
Professor de sala de aula ( ) Informação sobre a síndrome de Asperger;
Professor da Educação Física ( ) envolvimento do aluno nos jogos com o grupo
Colegas de turma ( ) orientação sobre as necessidades do colega e sobre o respeito ao colega.
Diretor escolar ( ) Compra de materiais necessários
Equipe pedagógica ( ) Planejamento sobre as ações e atividades a serem desenvolvidas na sala comum.
Outros ( ) Quais: Coordenador de turno orientar nas brincadeiras no recreio para não acontecer acidentes ou incidentes.
Assinatura do Professor do AEE
Data 23/07/10
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