quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Recursos de Acessibilidade ao Computador



O conhecimento e a aplicação da tecnologia assistiva permite que qualquer pessoa, independente de sua condição físico/funcional tenha, através do computador, acesso à informação e a possibilidade de comunicar-se. O computador, através da interface gráfica e uma gama de dispositivos de entrada e saída, torna-se uma ferramenta valiosíssima e poderosa no auxílio à inclusão de pessoas com deficiência na educação e na sociedade, sendo para muitos uma ferramenta de trabalho e sustento.

SAIBA MAIS SOBRE HARDWARE E SOFTWARE ESPECÍFICOS CLICANDO AQUI

SAIBA MAIS - Teclados expandidos: indicado para baixa visão e para pessoas com dificuldades motoras (movimentos amplos e pouco precisos). Pode conter a opção de ajustes de sensibilidade para digitação. www.tashinc.com/catalog/ca_usb_king.html

Teclado reduzido: Indicado para pessoas com limitação na amplitude de movimento dos braços e mãos. http://www.tashinc.com/catalog/ca_usb_mini.html

Colméia: Artefato, normalmente confeccionado de acrílico transparente, com furações correspondendo ao posicionamento das teclas do teclado. Indicado para facilitar a seleção correta da letra a ser digitada. Importante para usuários que apresentam tremor e imprecisão na escolha da tecla. www.clik.com.br/clik_01.html#prod

Teclados programáveis: Bases sensíveis ao toque que podem ser configuradas de acordo com as habilidades do usuários relativas a amplitude de movimento, coordenação motora e visualização das informações gráficas do teclado etc. www.clik.com.br/intelli_01.html

Teclados e mouses virtuais: Programa que simula na tela do computador um teclado elétrico mecânico. Para a ativação das teclas o usuário poderá utilizar o mouse convencional, a função dwell (focalizar para selecionar) ou a varredura (sinais visuais ou retorno auditivo percorrem automaticamente as teclas.

Acionadores: Chaves que executam contatos elétricos ativando funções (cliques do mouse, teclas de teclado, ligar aparelhos eletrodomésticos, selecionar e ativar botões em controle remoto). Os acionadores podem ser ativados por pressão, sopro, tração, contração muscular, som etc. http://www.tashinc.com/catalog/s_index.html; www.clik.com.br

Hardware e software específicos ou ainda adaptações simples e baratas possibilitarão a utilização o computador, de forma independente: A fraqueza muscular, a falta de coordenação motora, a movimentação involuntária ou a impossibilidade de utilizar as mãos para o acesso ao teclado poderão ser dribladas através de modificações sugeridas no equipamento, da utilização de:

teclados expandidos ou reduzidos, colméias, teclados programáveis e teclados virtuais e com varredura;
acionadores diversos; software que controla o computador por comando de voz, entre outros.

SAIBA MAIS - www.bancodeescola.com onde encontra-se o texto de Elizabeth Dias Sá - Informática para as pessoas cegas e com baixa visão.

A linha ou "display" braille é um dispositivo eletrônico que reproduz o texto projetado na tela pelo impulso de agulhas com pontos salientes, dispostos em uma superfície retangular acoplada ao teclado, representando a cela braille, para ser lida por meio do tato, de modo equivalente à leitura dos pontos em relevo no papel

OCR: Optical Character Recognition - Reconhecimento de caracteres ópticos. É o software utilizado para a transformação de texto impresso em caracteres digitais.

Informações sobre programas de computador estão disponíveis em Inglês, no site do serviço de reabilitação do Mississipi, em www.msprojectstart.org/acc%20main%20page.htm

Também os dispositivos de saída alternativos poderão ser diferenciados para usuários cegos ou com baixa visão , onde teremos os programas leitores de tela, a impressora Braille, a linha Braille , software que faz o efeito lupa ou que utiliza cores contrastantes no monitor. Um computador com placa e caixas de som pode ler textos impressos para os cegos e pessoas com baixa visão, desde que esteja conectado a um escâner e possua instalado um software de OCR e síntese de voz. Basta colocar o livro ou revista no escâner e pressionar um botão para após alguns segundos o texto ser lido pelo computador. Essas leituras podem ainda gerar arquivos de som tipo MP3 reproduzidos em tocadores portáteis. Exemplos de programas que desempenham esta função são o Kurzweil, e Open Book.

No caso de pessoas surdas existe software que transforma sinais auditivos em informações visuais na tela do computador . Na rede da Internet estão vários sites destinados à educação e recursos para pessoas surdas, lá encontramos os dicionários de LIBRAS que apresentam texto e imagem (gráfico, clips animados e vídeo).

SAIBA MAIS - Links e demais informações podem ser encontradas nos sites: http://www.feneis.com.br/tecnologias/index.shtml ; www.ines.org.br/ ; http://portal.mec.gov.br/

No sistema operacional Windows o usuário surdo poderá encontrar, no assistente de acessibilidade, alternativas para transformar sons em sinais visuais ou em legendas.

Dicionário virtual de libras www.acessobrasil.org.br/libras

Como exemplo de software destinado aos alunos surdos poderemos citar a Coleção Clássicos da Literatura em LIBRAS/Português, disponibilizados gratuitamente em CD pela SEESP/MEC para as escolas com matrículas de alunos surdos. http://portal.mec.gov.br/seesp

Tecnologia originalmente desenvolvida para alunos cegos beneficia também aqueles com dificuldades em ler (leitor de tela e texto) e tecnologia que beneficia originalmente alunos com deficiência física pode também favorecer alunos com dificuldades na produção da escrita (software por comando de voz), neste caso são também utilizados editores de texto com predição, corretor ortográfico, função auto-correção e abreviatura expansão.

Softwares educacionais específicos também foram desenvolvidos para a educação de alunos surdos.

O computador está também favorecendo pessoas com dificuldades específicas na leitura e na escrita. Alunos que não possuem a habilidade de leitura, mas que não deixam de ter interesse por conhecer e pesquisar conteúdos em textos, como os disléxicos, poderão acessá-los no computador, utilizando software leitor de tela. Os textos impressos poderão também ser lidos para o aluno, através do escâner, computador e software específico que utiliza a tecnologia de OCR/síntese de voz e, desta forma, propiciam o acesso à pesquisa de conteúdos de interesse, pela Internet ou outras fontes. Estes alunos poderão também realizar a produção textual ditando ao computador por meio dos programas por comando de voz. Editores de texto com recursos de predição de palavras e corretores de textos também são utilizados por pessoas com dificuldades de escrita e servem como orientadores desta produção.

Como em nosso país o sistema operacional mais utilizado é o Windows, da Microsoft, cabe referir às opções de acessibilidade nele contidas e que podem ser encontradas no painel de controle do computador. Também o Windows XP possui um teclado virtual com três opções de “formas de acesso”. Com este teclado é possível produzir o texto apenas batendo em uma tecla (barra de espaço) do teclado.

Sites com programas de TA gratuitos são disponibilizados pela Internet.

SAIBA MAIS - www.oatsoft.org/Software/listing/Repository lista de softwares gratuitos e alguns deles já foram traduzidos para o português e serão disponibilizados pelo www.assistiva.com.br ; www.acessibilidade.net/at/kit/comunicacao.htm

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